About

Popular Posts

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Banana e seus benefícios para saúde

Banana, alimento para os músculos, inclusive coração  

Banana e seus benefícios para saúde





Comer pelo menos uma banana diáriamente faz muito bem para saúde. Pode ser pura, Vitamina de banana, salada de frutas com banana, banana frita, torta de banana ou qualquer outra forma de fazer comidas com banana.

No mundo são cultivados mais de 100 espécies de bananeiras e as mais tradicionais que conhecemos no Brasil são: Banana nanica, banana prata, banana da terra, banana maçã, banana de são tomé, banana ouro e banana sapo.


Banana nanica é conhecida por muitos como bana d’água, banana anã e banana chorona. Cada cacho desta banana dá até 200 unidades.
Banana prata é também chamada de banana anã grande e cada uma chega até 15 cm de comprimento.
Banana da terra é a mesma banana chifre de boi ou pacovan, esta chega a medir 30 cm de comprimento e uma pesa até 500 gramas.

Banana maçã é também conhecida como banana branca, recomendada para crianças e bebês.
Banana de São Tomé que alguns conhecem como banana curta e banana do paraíso, tem sua polpa amarelada, com cheiro forte.
Banana ouro, a mesma inajá, banana dedo de moça, banana mosquito ou banana imperador. Está é nanica e chega no máximo a 10 cm de comprimento.
Banana sapo, é de formato curto e grosso e muito usada para tratamento de animais domésticos.

Para a saúde a banana tem uma função muito boa por ser rica em potássio, são boas para auxiliar no tratamento da pressão arterial, controle da diarréia, para melhorar o humor das pessoas e ajudam no sono. Segundo estudos recentes, a banana ajuda na musculatura e é muito boa para o coração e para diminuir o colesterol no sangue.

A banana é um alimento altamente energético com aproximadamente 22% de hidratos de carbono e de fácil absorção pelo organismo, tem vitaminas C, A, B1, B2, B6, D e E, e minerais: potássio, fósforo, cálcio e ferro.


Ingerindo uma banana de 130 gramas: Informação Nutricional
Calorias 120 cal
Carboidratos 28gr
Proteínas 1gr
Gordura 1gr
Potássio 370mg
Vitamina C 20mg
Ferro 1,6mg
Sódio 0mg
 
Banana, alimento para os músculos, inclusive coração
 

A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e idosos está sendo recomendada pelos especialistas, depois de estudos acentuarem a importância do mineral para a função muscular adequada, inclusive o coração.  

Uma banana média, de 115g, fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia.

É, por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural.
Mas a preferência dos atletas tem também uma outra razão: as cãibras, dolorosas contrações espasmódicas dos músculos.

Segundo o dr. João Olyntho, do Comitê Olímpico Brasileiro, a banana por ter grandes quantidades de potássio alivia as cãibras e, por isso, a recomenda aos esportistas.

A composição da dieta do brasileiro piorou na última década, alertam especialistas.
De 1988 para cá, o consumo de gorduras aumentou, enquanto o de verduras e frutas ficou estável ou diminuiu mais ainda em diversas regiões do país.

"A maioria das pessoas, incluindo os idosos, não tem muita vontade de comer esses alimentos", disse a nutricionista Ileana Mourão Kazapi, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

Hipertensão

Os pacientes que usam diuréticos para combater a pressão alta geralmente são aconselhados a comer de duas ou três bananas por dia, para ajudar a repor o potássio eliminado na urina.
Em termos de fruta como fonte de potássio, a banana só é superada pelo abacate, que tem o inconveniente de ser rico em gordura.

A inclusão da banana na dieta habitual reduz o risco de derrame e doenças relacionadas à pressão sangüínea.

Essa afirmação poderá até constar do rótulo da fruta nos Estados Unidos, depois que as autoridades normativas de drogas e alimentos aprovaram os estudos apontando os benefícios da banana.

"Dietas contendo alimentos que representam boas fontes de potássio e pobres em sódio podem reduzir os riscos relacionados à pressão sangüínea e de derrame," diz o rótulo.

"Agora podemos confirmar que há uma correlação direta de saúde entre o consumo de banana, e ingestão de potássio e pressão sangüínea baixa," declarou Tim Debus, vice-presidente da International Banana Association, citado pela agência de notícias Reuters.

Um estudo endossado pela Sociedade Americana de Hipertensão comparou os efeitos anti-hipertensivos de uma dieta com redução de sódio e outra denominada DASH, Dietary Approaches to Stop Hypertension, baixa em gorduras e rica em frutas, vegetais, fibras e minerais, como cálcio, potássio e magnésio.

O segredo para ter uma pressão estabilizada não é somente limitar o sal, concluiu. Na reunião da sociedade, no ano passado, uma das novidades apresentadas foi a importância do consumo de potássio.

"Esse sal mineral protege contra o aumento da pressão e o acidente vascular cerebral", afirmou Carlos Galarza, da Unidade de Hipertensão Arterial do Hospital Italiano de Buenos Aires e co-diretor do curso da Universidade de Buenos Aires sobre hipertensão arterial e doenças de risco cardiovascular.

"O que determina o nível de pressão não é a quantidade de sódio isoladamente, mas a relação potássio/sódio, que deveria ser de 1 para 1,5 e é de 0,3 para 1", diz Galarza.

A banana é também boa fonte de vitamina B6, com pelo menos 10 por cento da dose recomendada de vitamina C e folato. Além disso, fornece 2g de fibra solúvel, que ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue.

Fonte: CNN


0 comentários:

Postar um comentário