About

Popular Posts

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Benefícios da Granola

Benefícios da Granola

“Criado” há mais de 100 anos, esse mix de cereais é um ótimo aliado do Emagrecimento

 

Um dos primeiros entusiastas do movimento de alimentos saudáveis e naturais da Europa, o médico suíço Max Bircher-Bennet, decidiu criar em 1886 uma alternativa de café da manhã para os vegetarianos e proporcionar uma alimentação benéfica e saborosa com a vantagem de ser altamente nutritiva e rica em fibras. Assim nasceu a granola. Hoje, é fácil encontrá-la como acompanhamento do açaí servido na tigela, mas não é apenas como complemento da iguaria nacional que a granola pode contribuir para a saúde.

Bom Para...


Por si só, a mistura de frutas secas (as mais comuns são a uva-passa e o coco), grãos (aveia, fibra de trigo e flocos de arroz), sementes (amendoim, castanha de caju e castanha-do-pará) e açúcar (mascavo ou orgânico) podem trazer diversos benefícios como, por exemplo, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diminuir a absorção de gorduras dos alimentos. Outro fator favorável do consumo da granola é o controle da glicemia (o que previne doenças como diabetes), já que contém muitas fibras. Tem também o poder de aumentar a saciedade por mais tempo, além de ajudar o aparelho digestivo a funcionar melhor.

Valor Nutricional


A granola possui baixo teor de gordura e valores de importância à vida saudável. Para se ter uma idéia, em cada 40 gramas ingeridas de granola tradicional encontrada nos principais mercados, há 4% de proteína, 25% de vitaminas A, C, B1, B2, B6, B12 e também niacina, ácido fólico, ferro e zinco. As mesmas 40 gramas contêm 138 calorias, 2,8 gramas de proteínas, 28 gramas de carboidratos, 16 gramas de amido, 3 gramas de fibra alimentar total e 120mg de sódio.

Energia Para Crianças e Atletas

A granola é indicada para todas as idades e seu consumo é recomendável pela manhã e antes da atividade física, justamente por ser um dos alimentos de maior poder reconstituinte. Na Europa, por exemplo, durante o inverno, o alimento é ideal para quem precisa armazenar energia a fim de enfrentar as baixas temperaturas da estação.

Como Consumir?


Diversos produtos estão disponíveis no mercado, como barras, biscoitos, pães, iogurtes, etc. Existem muitas receitas que incluem a granola como ingrediente fundamental com objetivo de realçar o gosto e funcionalidade do alimento. Pães, bolos, tortas e sobremesas podem ganhar um valor nutricional diferenciado com a adição dos grãos.

por: Dionisio Alexandrini Neto
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário