About

Popular Posts

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Maçã e seus benefícios para a saúde



benefícios da maçã para a saúde

A maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo. Devido a sua facilidade de cultivo e não possuindo sazonalidade, ou seja, sendo colhida durante todo o ano, pode ser usada de forma ampla na culinária. Conheça as propriedades nutricionais da maçã.

A composição nutricional da maçã merece destaque, principalmente pelo seu alto valor de vitaminas do complexo B, vitamina C e E, além do mineral potássio. Além disso, sua composição de fibras, principalmente da pectina, fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de fibras.

O consumo regular da pectina, tem se mostrado eficaz no controle da glicemia, auxiliando os portadores de diabetes a manter a boa saúde. O consumo aproximado de 2 maçãs pequenas ao dia, fornece a dose de pectina necessária. A pectina auxilia também na redução do mau colesterol, pois forma uma barreira de fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.

Há quem diga que a maçã costuma “abrir” o apetite, mas na realidade o que os estudos demonstram é um efeito importante na saciedade. As fibras presentes na casca são do tipo insolúvel, ou seja, não são digeridas e desta forma ficam presentes por mais tempo no estômago, induzindo a sensação de saciedade.
As maças exercem uma função benéfica e protetora para toda a mucosa do trato digestório, pois além das fibras possui agentes cicatrizantes, portanto indicada para os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal.

As vitaminas do complexo B colaboram com a saúde do sistema nervoso, no crescimento infantil, na saúde da pele. É uma excelente fonte de nutrientes para o cérebro, pois é rica em vitamina C e ácido fosfórico. É ainda uma poderosa arma desintoxicante e antioxidante, pois é fonte de ácido málico, essencial para o processo de detoxificação hepática e para a neutralização dos radicais livres.

Os Taninos e os Flavonóides, fitonutrientes presentes na maçã, possuem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, adstringente e principalmente antiinflamatória.
Inclua a maçã na sua alimentação diária e desfrute de toda a saúde que ela oferece!

ORIGEM: Fruto da macieira da família “rosaceae” do gênero “malus” no Brasil existem inúmeras variedades as mais populares são: fugi e a gala, trata-se de uma das frutas mais antigas cultivada há milênios, destaca-se como um alimento de primeira linha, apresenta frutas resistentes que, quando refrigeradas podem durar longo tempo sem estragar, muitas vezes colhidas numa estação e consumidas em outra, a exemplo do que ocorre na Ásia, Europa e Estados Unidos as quais são colhidas no outono para serem consumidas no inverno

VALOR NUTRICIONAL da Maçã



COMPOSIÇÃO  
VALOR NUTRICIONAL P/ 100G

Valor Nutritivo de 100 gramas de
Maçã
 Macro Componentes
  Água
g
83,93      
  Energia
kcal
59      
  Energia
kj
247      
  Proteína
g
0,19      
  Lipídeos (total)
g
0,36      
  Carboidratos por diferença
g
15,25      
  Fibra dietética (total)
g
2,7      
  Cinzas
g
0,26      
 Minerais
  Cálcio, Ca
mg
7      
  Ferro, Fe
mg
0,18      
  Magnésio, Mg
mg
5      
  Fósforo, P
mg
7      
  Potássio, K
mg
115      
  Sódio, Na
mg
0      
  Zinco, Zn
mg
0,04      
  Cobre, Cu
mg
0,04      
  Manganês, Mn
mg
0,04      
  Selênio, Se
mcg
0,3      
 Vitaminas
  Vitamina C, Ácido Ascórbico 
mg
5,7      
  Tiamina (B-1)
mg
0,01      
  Riboflavina (B-2)
mg
0,01      
  Niacina
mg
0,07      
  Ácido Pantotênico (B-5)
mg
0,06      
  Vitamina B-6
mg
0,04      
  Folato (B-9)
mcg
2,8      
  Vitamina (B-12)
mcg
0      
  Vitamina A, IU
IU
53      
  Vitamina A, RE
mcg_RE
5      
  Vitamina E
mg_ATE
0,32      
USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 13 (November 1999)


USO MEDICINAL DA MAÇÃ: Excelente para o sistema digestivo e imunológico, elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico, reduz o colesterol, previne o câncer digestivo, evita alergias, é ótima para dissolver cálculos dos rins e da vesícula, desinfetante

Atua também no combate a doenças crônicas de pele, na sífilis, auxilia na obesidade promovendo a saciedade, depurador sanguíneo, distúrbios intestinais, colite, tônico cardíaco previne o infarto do miocárdio, infecções da garganta, fortalece o cérebro, ossos, facilita o funcionamento do fígado indicado ainda na tuberculose, bronquite e asma. 

Purifica o organismo como um todo, desinfeta e cura sem prejudicar. Como pudemos constatar a maçã é uma fruta de primeira grandeza, que não pode faltar na alimentação de nenhuma pessoa que queira viver de forma saudável.


Uma fruta muito suculenta, gostosa, saudável e de baixa caloria é a maçã.   
Existem algumas variações deliciosas, entre as mais conhecidas a maçã verde, maçã argentina e maçã Fuji. 
Essa fruta super gostosa traz muitos benefícios para nossa saúde. Essa fruta é rica em vitaminas B, C, E comer a fruta com casca a torna mais saudável.
Tem uma fibra chamada pectina importantíssima para baixar o mau colesterol. Podemos consumi-la de formas variadas em sucos, chás, tortas, em saladas. Mas na sua forma natural trará muito mais saúde.  Algumas pesquisas sobre os benefícios da maçã ressaltam que para permanecer jovem por mais tempo deve-se comer uma maçã por dia, pelo menos.
A maçã é considerada pelos especialistas como uma fruta que auxilia na prevenção do câncer de cólon e de mama. 

Sem falar do ferro que também auxilia na formação do sangue e nos processos digestórios também. Essa fruta é tão completa que ainda sacia a fome mesmo com baixa caloria, o que é ótimo para as pessoas que fazem dieta, que poderão comê-la sem culpa. Comer maçã diariamente só trará benefícios para nossa saúde. Como você pode ver os benefícios da maçã são muitos. Então que tal uma maçã agora mesmo?

Conheça os benefícios da maça em sua vida.


Os antioxidantes que existem nesse fruto abençoado protegem nosso pulmão, pois auxilia em problemas respiratórios. Deixa a pele mais saudável e bonita. Os cantores ou pessoas que trabalham usando muito a voz devem comer sempre essa fruta, pois ela tem propriedades adstringentes que são excelentes para as cordas vocais. Ótima para as gestantes porque contém fósforo que vão auxiliar no desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê, e das crianças em fase de crescimento também.


DICAS DE USO DA MAÇÃ  

1) Coma uma maçã por dia, deve ser escolhida as de cascas brilhantes e mais vermelhas, sem machucaduras.

2) Antes do uso deixe-as no hipoclorito de sódio por dez minutos, para eliminar resíduos de agrotóxicos, após lave-as uma a uma detalhadamente em água corrente, seque-as bem em um pano limpo em seguida está pronta para uso, se guardar na geladeira sua durabilidade se estende por até 30 dias se as frutas estiverem bem firmes, sem perder suas propriedades.

3) Se não tiver gastrite ou úlceras, coma a maçã com as cascas e sementes para aproveitar os sais minerais, vitaminas e princípios ativos existente.

4) Pode ser saboreada também como sucos, tortas, rocamboles e bolos de preferência naturais, evitando–se o uso do açúcar branco e da farinha branca.

5) Evite os sucos industrializados, por conter conservantes químicos, use o suco natural o mais concentrado possível.

6) Para eliminar a tosse, rouquidão, afonia use 200 g de mel de abelhas corte três maçãs em partes leve ao fogo por 10 minutos até formar calda. Após esfriar consumir comendo os pedaços da fruta com a calda. No caso da afonia consumir a calda ainda morna. Pode ser usada também para prevenir as crises de asma, e no tratamento da broncopneumonia.

7) Para a cura da faringite fazer refeições exclusivas com maçã três vezes por semana. .

8) Usar o suco de maçã para a cura da frieira lavando as partes afetadas com o suco da fruta diluído em água.

9) Assim como a faringite a maçã cura também as infecções de garganta fazendo gargarejos quente várias vezes ao dia adicionando-se mel.

10) Para assegurar um sono tranqüilo e relaxante tome chá de casca de maça com o mel trinta minutos antes de dormir.
 
11) Se você atender as recomendações do item 1de nossas dicas, certamente estará protegido contra uma infinidade de doenças, portanto faça da maçã seu alimento diário e com certeza contribuirá muitíssimo para a preservação de sua saúde proporcionando-lhe longevidade de vida. 

0 comentários:

Postar um comentário