About

Popular Posts

sábado, 29 de outubro de 2011

Granola: importante para o organismo

 Granola: importante para o organismo


Há pouco mais de 20 anos, o café-da-manhã do brasileiro era composto, basicamente, por pão, manteiga, queijo, alguma fruta e café com leite. Os cereais eram minguados, apareciam, no máximo, no mingau de aveia, feito com farinha refinada ou flocos finos. Com a onda naturalista que varreu os Estados Unidos na década de 60 e que questionava a qualidade dos alimentos industrializados, os cereais matinais ganharam destaque na primeira refeição do dia. Granolas, müslis e uma porção de misturas de grãos começaram a rechear as gôndolas dos supermercados. E nós, brasileiros, abraçamos o hábito.

Farelo de trigo, flocos de aveia, gergelim, semente de girassol, flocos de milho, farelo de aveia, gérmen de trigo, semente de linhaça, farinha de soja, flocos de arroz. A variedade de cereais que compõe uma porção de granola é grande e vai de acordo com o gosto e as necessidades nutricionais de cada um. Ou seja, você pode fazer sua mistura do jeito que quiser.
A grande vantagem dos cereais é que eles contêm muita fibra. Segundo Lísnia de Paula Marinelli, nutricionista da marca de produtos integrais Mãe Terra, 3/4 de xícara de granola contêm 3 gramas de fibras, ou seja, 10% do que você precisa para um dia. Incluí-la no café-da-manhã faz o dia começar bem. "As fibras são a 'vassoura' do intestino, elas o mantêm em constante atividade, favorecendo sua integridade", afirma o nutrólogo Celso Cukier, do Instituto de Metabolismo e Nutrição de São Paulo.

O resultado do bom funcionamento do intestino é um chega-pra-lá na prisão de ventre e a redução do colesterol e da incidência de câncer no órgão. O Food and Drug Administration (FDA), entidade americana que regulamenta remédios e alimentos, inseriu os flocos de aveia no hall dos alimentos que previnem doenças cardiovasculares. Você vai encontrá-los como base de quase todos as misturas de cereais matinais.

Mas atenção marinheiros de primeira viagem: quem ingere fibras precisa aumentar o consumo de água.
É que a digestão de fibras consome bastante líquido do organismo e, se o corpo não estiver bem hidratado, o feitiço vira contra o feiticeiro e o intestino pode ficar preso. "É preferível consumir granola e barrinhas de cereais durante a manhã e à tarde, enquanto o corpo se mantém em atividade e você está consumindo água. De noite, diminua a quantidade, já que vai repousar"

Hora do lanche
Mais difíceis de serem digeridas, as fibras, principalmente as integrais, mantêm o estômago funcionando por mais tempo, aumentando a sensação de saciedade e evitando os danosos ataques à geladeira.
Uma pequena dose de cereais entre as refeições sossega nosso leão faminto e, quando chegamos à mesa, comemos menos e melhor, selecionando a comida por sua qualidade.

No escritório, no trânsito, na aula ou antes da atividade física, a barrinha de cereais é um jeito prático de nutrir o corpo no corre-corre do dia-a-dia. Ela é uma granola aglutinada com mel ou melado de milho e leva doses de frutas secas e castanhas. Os cereais e as frutas fornecem fibras e carboidratos.
Já as castanhas, nozes, amendoins e amêndoas são fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Em outras palavras, um lanchinho balanceado para quando bate a fome.

Sim, é verdade que tanto granolas quanto as barrinhas contêm açúcar e carboidratos. Mas o açúcar contido ali não é refinado (geralmente é na forma de mel) e os carboidratos são complexos. A diferença é que suas moléculas demoram mais para serem quebradas pelo corpo e a energia ali contida é liberada gradativamente. O resultado é que o nível de açúcar no sangue não sofre o sobe-e-desce que ocorreria caso você comesse uma barra de chocolate, por exemplo. E isso faz toda a diferença para sua saúde e sua sensação de fome.

 Alimento de fibra


Granolas e barrinhas de cereais fornecem a dose exata de energia e fibras para o corpo manter as atividades diárias com saúde

Questão de gosto e saúde
Mas cuidado ao escolher o que vai comer. No supermercado, você vai se deparar com embalagens cheias de bolinhas estufadas rotuladas de cereais matinais. Definitivamente, esses flocos multicoloridos não são cereais matinais, ou pelo menos não o alimento nutritivo de que estamos falando.
Quer cereais matinais de verdade? Procure müslis e granolas.
O müsli é feito de cereais não cozidos, ou seja, ingredientes hidratados e secos em baixa temperatura. Por isso, a mistura fica mais solta e com cor clara. Na granola, os cereais são caramelizados com mel, melado ou açúcar mascavo e vão ao forno em temperatura mais elevada, resultando em grumos de tom amarronzado. Escolher entre um e outro é uma questão de gosto.

Agora, escolher entre um produto integral e um industrializado é questão de saúde. Por integral, entenda cereais que não passaram pelo refinamento, conservando o farelo, a película oleosa que protege o grão e mantém sua umidade e nutrientes preservados.
"Granolas, müslis e barrinhas de cereais integrais costumam conter mais ingredientes nutritivos - geralmente aveia - em vez de flocos de arroz açucarados, um ingrediente doce que serve para dar volume ao produto e que, no fim das contas, é uma caloria vazia", diz Vital Zurita, proprietário da Mãe Terra, empresa que há 20 anos desenvolve alimentos feitos com ingredientes integrais.

Os produtos integrais são feitos com mel, açúcar mascavo ou demerara, ou seja, ingredientes refinados passam longe, logo as doses de fibra são maiores.
Os cereais matinais e as barrinhas industrializadas contêm maior quantidade de flocos de arroz açucarado e levam conservantes e aromatizantes artificiais. Sim, eles têm sua porção de fibra, mas são bem menos nutritivos que os produtos integrais.
Consumidores de produtos integrais e especialistas em nutrição natural consideram as barrinhas de cereais industrializadas mais uma guloseima que o mercado colocou nas prateleiras.

"De fato, não são tão nutritivas, mas podem estimular uma mudança positiva de hábito", diz o nutrólogo Celso Cukier.
Para tanto, considere as dicas de especialistas quando for comprar suas barrinhas para tirar o melhor proveito delas. Prefira as que levam açúcar mascavo e ingredientes integrais. Procure, na tabela nutricional que vai na embalagem, as que têm mais fibras. Evite a cobertura de chocolate, calórica e pouco nutritiva.
Para quem prefere ter certeza do que está comendo, o melhor é produzir seu próprio alimento.
Granolas e barrinhas são fáceis de fazer e você pode inventar um montão de variações com as frutas secas e as muitas nozes e castanhas. Experimente as receitas práticas e saborosas de granola e barrinha de cereal que selecionamos nesta reportagem, e bom apetite.


Barrinha de banana
6 colheres de sopa de aveia em flocos 1/2 xícara de castanhas de caju descascadas e picadas
1/2 xícara de banana passa picada em pedaços bem pequenos
4 colheres de sopa de óleo ou margarina de milho
6 colheres de sopa de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de Karo
1 colher de sopa de mel

Coloque na panela o óleo ou a margarina, o açúcar mascavo, o Karo e o mel e leve ao fogo até dissolver e formar uma calda. Tire a panela do fogo, adicione os demais ingredientes e mexa.
Vire todo o conteúdo em uma assadeira forrada com papel-manteiga untado de margarina.
Leve ao forno preaquecido e asse por cinco minutos em temperatura média.
Ao retirar do forno, corte as barrinhas e espere esfriar para tirá-las da assadeira. Embrulhe uma a uma em papel plástico ou celofane ou guarde-as num pote de vidro bem vedado.

Receita adaptada do livro Granolas e Barrinhas de Cereais, de Caroline Bergerot, Cultrix

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mamão e os seus benefícios para a saúde

Mamão e os seus benefícios para a saúde


O mamão, além de ser muito saboroso, é uma excelente fruta para quem quer ter uma melhor saúde.
Excelente para quem quer soltar o intestino, o mamão pode proporcionar diversos benefícios para a saúde humana. Com diversas enzimas que dissolvem as proteínas ingeridas e com fibras que ajudam a evitar a prisão de ventre, é aconselhável a ingestão de mamão todas as manhãs para quem sofre de intestino preso.

O mamão também auxilia no combate conta a sinusite e é ótimo para a redução do mau colesterol. Este fruto possui uma enzima conhecida por papaína, que auxilia no processso de cicatrização e sua quantidade enorme de fibras, juntamente com a prática constante de atividades físicas, ajudam na redução do mau colesterol presente nos vasos sanguíneos.

Ele também é importante para o combate contra o câncer de colo, para a melhora da saúde óssea, para o combate contra doenças na vesícula biliar, além de ajudar no combate contra doenças cardíacas.
A ingestão diária de mamão pode nos proporcionar anos a mais de vida.

Confira os beneficios do mamão:

1. Bom para o intestino. Essa é a propriedade mais conhecida do mamão. Ele possui enzimas que digerem proteínas únicas, o que facilita a digestão, além de conter fibras. Tudo que possui fibras evita a prisão de ventre.

2. Alivia os sintomas da sinusite. De acordo com a Health, um estudo alemão mostrou que o mamão possui uma enzima chamada bromelina que ajuda reduzir o muco e a inflamação. Inclua a frutinha em sua salada de frutas!

3. Bom para reduzir o colesterol. 
 É uma excelente fonte de fibras e se for associado a uma alimentação saudável e com a prática de exercícios pode contribuir para a redução do colesterol.

4. Melhora a saúde óssea. Devido ao fato de ter ácido fólico (derivado da vitamina B) que ajuda a prevenir fratura de ossos e osteoporose relacionada, segundo a revista Health.

5. Livre do câncer do colo. O mamão tem propriedades antioxidantes, que mostrou estar associado com a redução do câncer do colo, combatendo os radicais livres, segundo o Vitamins Diary.

6. Combate doenças da vesícula biliar nas mulheres.  

O mamão tem duas vezes mais vitamina C que a laranja. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, descobriu que mulheres possuem níveis mais baixos de vitamina C e por isso são mais propensas a ter problemas de vesícula. Mamão é uma fruta rica em vitamina C. Delicie-se!

7. Contra doenças cardíacas. Rico em antioxidantes, que são nutrientes que previnem a oxidação do colesterol, evitando, assim, que se formem placas nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode causar ataques de coração e derrames, segundo o WH Foods.

8. Pele de pêssego. Com todas as propriedades citadas, já deve ter concluído que o mamão é um alimento extraordinário e o reflexo disso é uma pele de pêssego, se associado com uma alimentação saudável e com a ingestão de bastante água.

9. Bom para os joelhos. 
Segundo a RD, a vitamina C presente no mamão pode proteger os joelhos e as estruturas de apoio. Joelhos fortes! Coma mamão.

10. Saboroso e versátil. Pode comê-lo puro, colocá-lo no meio de saladas (inclusive de frutas), sucos, vitaminas e, até mesmo, fazer máscaras para a pele. Quem não se lembra das famosas máscaras de mamão para o rosto feitas pelas vovós?

11. Gastrite. A papína existente no mamão é um excelente remédio natural contra a acidêz do estômago.


 Cuidar da saúde com essa fruta é mamão com açúcar. 


 
A fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias. Em geral é uma fruta excelente para a saúde. Veja abaixo 10 motivos pra te convencer de seus benefícios:

1. Bom para o intestino: Essa é a propriedade mais conhecida do mamão. Ele possui enzimas (papaína) que digerem proteínas únicas, o que facilita a digestão, além de conter fibras. Tudo que possui fibras auxilia a prisão de ventre.

2. Alivia os sintomas da gastrite: O mamão cicatriza feridas internas.

3. Reduz o colesterol: É uma excelente fonte de fibras e se for associado a uma alimentação saudável e com a prática de exercícios pode contribuir para a redução do colesterol.

4. Melhora a saúde óssea: Devido ao fato de ter ácido fólico (derivado da vitamina B) ajuda a prevenir fratura de ossos e osteoporose relacionada.

5. Livra do câncer do colo: O mamão tem propriedades antioxidantes, que mostrou estar associado com a redução do câncer do colo, combatendo os radicais livres.
6. Contra doenças cardíacas: Rico em antioxidantes, que são nutrientes que previnem a oxidação do colesterol, evitando, assim, que se formem placas nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode causar ataques de coração e derrames.

7. Pele de pêssego: Com todas as propriedades citadas, já deve ter concluído que o mamão é um alimento extraordinário e o reflexo disso é uma pele de pêssego, se associado com uma alimentação saudável e com a ingestão de bastante água.

8. Tem baixo valor calórico: Cada 100gr. contem em média 50calorias.

9. Possui vitaminas: É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo.

10. É indicada para quem possui estômago sensível!!!

A fruta é muito rica em propriedades terapêuticas possui muitos benefícios para saúde é muito indicado em dietas e tratamentos para perda de peso por ser diurético e digestivo a fruta é muito saborosa e pode ser associada a outras receitas como batido com leite, iogurte, outras frutas, mel entre outras.

Ele auxilia o intestino para o melhor funcionamento e regularização, age principalmente como um antiinflamatório combate várias doenças como a diabete, ulcera péptica e gota e ajuda ainda na prevenção contra o câncer, diminui o nível de colesterol no organismo e também é indicado para tratamentos contra a acne, anemia, feridas e resfriados.

Geralmente as sementes do mamão são jogadas fora, mas ao que se recomendam elas devem ser engolidas junto com a polpa para intensificar e melhor proveito das vitaminas da fruta como um todo, principalmente para quem sofre de gastrite, ele age como um suplemento que reforça o sistema dos nervos e pele tem eficácia em tratamentos contra a tosse, parasitose intestinal, ulcera gástrica, tem efeito antiflatulento e até minimiza as verrugas. Para consumir as sementes juntamente com a polpa da fruta é necessário que mantenha a película que envolve as sementes, no caso quando retiradas apresentaram um sabor amargo.

Uma pesquisa foi feita com o Papa João Paulo II, ele consumia mamão freqüentemente e aceitou fazer um experimento com um extrato de papaia fermentado, o objetivo era diminuir os sintomas do mal de Parkinson, o extrato faz com que diminua e até combata a degeneração neurológica causada pelo mal e que um dos principais sintomas é o tremor das mãos.

A fruta rica em sais minerais, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, potássio, vitaminas A, B, C, K, papaína, betacaroteno, o mamão é uma fruta pouco calórica 100% equivale a apenas 36 calorias.
O que o diferencia de outras frutas é que é encontrado durante o ano inteiro e dependendo do tamanho, cor e peso pode ter o gosto diferente um do outro, também podemos encontrar a fruta de diversos tipos como o famoso mamão papaia, mamão-macho, mamão-de baía, mamão-corda, mamão-femêa entre outros.

O preço da fruta também é bem acessível e geralmente não sofre alterações como outras frutas, é uma das primeiras frutas oferecidas ao bebê logo após o desmame.

O mamão é uma fruta constantemente relacionada ao combate à prisão de ventre e gases, pois contém substancias laxativas e fibras que são aliadas nesses casos.
Também é rico em vitamina C, beneficiando a pele e fortalecendo o sistema de defesa do organismo. A grande concentração de cálcio e potássio contribui na prevenção da hipertensão e problemas cardiovasculares.

Além disso, o mamão é bom para reduzir o colesterol, livrar do câncer do colo, aliviar os sintomas de sinusite, melhorar a saúde óssea e combater doenças na vesícula biliar nas mulheres. Também é ótimo para fazer parte da dieta de pessoas com estomago sensível e que querem manter o peso, pois possui baixas calorias.
Alguns estudos recentes mostram que o mamão pode ser benéfico no combate a catarata. Mamão é fonte de carotenoides como o betacaroteno, zeaxantina e luteína, que são complexos químicos e vitamínicos importantes para doenças da retina, como degeneração da mácula e distrofias retinianas. A retina é a membrana interna do olho responsável por captar sinais luminosos, por isso, o mamão pode evitar a progressão da catarata, que é justamente a opacificação dessa membrana.


 Cuidar da saúde com essa fruta é mamão com açúcar. 
Ela ajuda a prevenir o câncer de próstata, regula a flora intestinal e diminui o colesterol ruim

Os números são de assustar. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam a ocorrência de 40 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil por ano. Ainda de acordo com a entidade, a doença é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superada apenas pelo de pulmão. Uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos ajudam a prevenir esse problema. Comer mamão também.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que homens que ingeriam dez ou mais refeições por semana com alimentos ricos em licopeno, como o mamão, diminuíram em 50% o risco de desenvolver câncer de próstata. "Essa substância age contra a oxidação do colesterol, um processo que pode influenciar no desenvolvimento do tumor nessa região", diz a nutricionista Elaine de Pádua, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Saiba que em 100 gramas da fruta há em média 3,39 miligramas de licopeno, mais do que no tomate, com 3,31 miligramas. A sua biodisponibilidade, no entanto, é menor se comparada ao tomate cozido: 60% contra 70%.

Verão em alta

Nessa temporada, é bom redobrar os cuidados com a pele. As vitaminas A e C do mamão são ótimas para o rejuvenescimento da pele, devido às suas funções antioxidantes. O betacaroteno é o grande aliado do bronzeado perfeito: "Ele dá uma cor bonita à pele e a protege dos raios ultravioletas", afirma a dermatologista Márcia Grieco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP).
O betacaroteno e a vitamina A são ótimos agentes contra a acne, pois diminuem a secreção sebácea. Cremes naturais à base de mamão têm função hidratante e esfoliante. Márcia Grieco sugere uma receita:

CREME FACIAL DE MAMÃO

Ingredientes
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de aveia
2 colheres (sopa) de mamão papaia amassado

Preparo
Misture tudo e aplique no rosto. Deixe a máscara agir por 10 minutos e enxágue.

Mamão para dar e vender Existem mais de 57 espécies da fruta, mas, no Brasil, são plantados apenas três tipos: mamão comum; mamão-formosa, considerado o maior dos três e com o mais alto teor de açúcar; e o mamão-papaia, de sabor mais doce e preço baixo.

Prisão de ventre

Baixa imunidade, dor de cabeça, mal-estar, cansaço, inchaço, insônia: esses são alguns dos sintomas que a prisão de ventre pode causar, além da característica evacuação inconstante. Os exemplos acima apontam para a importância de uma atividade intestinal eficiente, algo que o mamão (Carica papaya) conhece muito bem. A fruta é boa fonte de fibras, substâncias que ajudam a pôr ordem no sistema digestório.

De acordo com Elaine de Pádua, um dos problemas da constipação é a dificuldade de se formar um bolo fecal, tarefa que as fibras resolvem com facilidade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que um adulto deve ingerir de 25 gramas a 35 gramas diárias desse nutriente. Metade de um mamão papaia oferece seis gramas. Não é muito, mas levando em consideração as outras refeições que fazemos no dia, a ajuda é bem-vinda. "Por isso, coma o alimento logo de manhã", afirma. As fibras também têm função protetora. Para o bom funcionamento intestinal, deve existir um equilíbrio entre as bactérias boas (probióticos) e as ruins (patogênicas). O desequilíbrio entre essas substâncias é chamado de disbiose, doença que causa o aumento de fungos na corrente sanguínea, baixando as defesas do organismo. Nídia Denise Pucci, chefe de divisão de nutrição e dietética do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC), dá três dicas para evitar esse problema: "Coma ½ mamão por dia, beba água e pratique exercícios físicos", declara.

Café da manhã turbinado

Veja a quantidade e algumas dicas para adicionar o mamão à primeira refeição do dia

- Consuma ½ mamão papaia ou uma fatia do formosa por dia.
- O mamão in natura tem mais fibras do que uma vitamina da fruta.
- Misture o alimento com granola ou aveia para aumentar a quantidade de fibras.
- As sementes do mamão podem ser aproveitadas. Torre-as no forno e salpique-as sobre a salada. Também são ricas em fibras.
- Não coma a fruta em caso de diarreia.

Em estudo, revelou- se que a ingestão de betacaroteno, encontrado no mamão, diminui o risco de problemas coronários

Boa Digestão

A papaína é uma enzima que auxilia a digestão, tanto que é chamada de "amaciante de carne", porque promove a hidrólise de proteínas (quando estas são quebradas em moléculas menores). A carne vermelha leva de quatro a seis horas para ser digerida. Comer alguns pedaços de mamão é uma forma de acelerar esse processo.

A enzima também colabora para a absorção dos nutrientes pelo organismo, o que é uma boa notícia para quem está com constipação. Esse problema diminui a ação de vitaminas e minerais e também a produção de serotonina, um neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar. Por isso ficamos ansiosos. E como a ansiedade sempre vem acompanhada da fome, a tendência é comer mais do que precisamos. Aí, os quilos aumentam e a nossa saúde diminui. "A ingestão de uma fatia de mamão ajuda a amenizar esse quadro ansioso", sugere a nutricionista Renata Colaneri, coordenadora da equipe de nutricionistas da empresa Sistema EstarBem - Nutrilógica.

Cuidados na gestação

A prisão de ventre é um problema encontrado com mais frequência nas gestantes. Durante os nove meses da gestação, há um aumento de progesterona, hormônio que diminui o peristaltismo intestinal, retardando a eliminação das fezes.

A posição do bebê na barriga da mãe também pode provocar a constipação. Para formar o bebê, os órgãos da grávida tendem a ficar espremidos. Principalmente o intestino, que é pressionado, alterando seu funcionamento.

Uma boa digestão é essencial para o bem-estar da mulher nessa fase, evitando hemorroidas, desconforto e gases. Além de suas funções digestivas, comer mamão pela manhã repõe as concentrações de glicose e frutose, diminuídas devido ao jejum noturno. Assim, com as taxas de açúcar equilibradas, os enjoos são menores.

Saúde por fora e por dentro

A pigmentação amarelo-alaranjada do mamão indica a presença de uma substância bem-vinda para a saúde dos cabelos, da pele e dos olhos: o betacaroteno. Trata-se de um carotenoide precursor da vitamina A, que também age no siste- ma imunológico e ajuda na prevenção de gripes, resfriados e outras doenças.

Além disso, o betacaroteno é aliado do coração. Um estudo publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition concluiu que a ingestão do composto está associada à redução de problemas coronários. Uma de suas funções, segundo os autores da pesquisa, foi a de ajudar no controle do colesterol ruim (LDL). "Outros alimentos, como a cenoura, a abóbora e o pêssego, também são fontes dessa substância", diz a nutricionista Elaine de Pádua.

Comer a fruta todos os dias também tem a ver com promover a juventude. O mamão é rico em vitamina C e ferro, dois antioxidantes que inibem a ação danosa dos radicais livres às células. O estresse é um dos fatores que aumentam a produção desses vilões. Com o envelhecimento das células, o corpo sente mais rapidamente os efeitos da idade e o organismo torna-se mais fraco para se defender das doenças.

Polpa versus casca
Fibras
Polpa: 1,27 gramas
Casca: 1,94 gramas

Vitamina C
Polpa: 56,4 miligramas
Casca: 52,8 miligramas

Carotenóides
Polpa: 99,3 miligramas
Casca: 11,2 miligramas

Fonte: portal Universidade Estadual Paulista (UNESP

Suco para intestino preso

Ingredientes
½ copo de água mineral
1 rodela de abacaxi
½ mamão
½ maçã com casca
¼ de cenoura
1 colher (chá) de gengibre ralado

Preparo
Bata no liquidificador e adoce a gosto.

Rendimento
1 copo

Fonte: Nídia Denise Pucci, nutricionista chefe de divisão de nutrição e dietética do Hospital das Clínicas de São Paulo

Musse de mamão papaia

Ingredientes
1 mamão papaia
1 e ½ envelope de gelatina em pó sem sabor e cor
4 claras de ovo
2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
3 envelopes de adoçante em pó

Preparo
Amoleça a gelatina em 4 colheres (sopa) de água fria. Adicione ½ xícara (chá) de água fervente e mexa até dissolver a gelatina completamente. Bata no liquidificador com a polpa de mamão até obter a consistência de um purê espesso. Em outro recipiente, bata as claras em neve com o leite em pó e o adoçante. Misture delicadamente ao purê de mamão e leve para gelar já dividido em taças.

Rendimento
1 copo

Fonte: Nídia Denise Pucci, nutricionista chefe de divisão de nutrição e dietética do Hospital das Clínicas de São Paulo

Vitamina laxante

Ingredientes
1 copo de água
¼ de mamão papaia
8 ameixas secas sem caroço
1 colher (sopa) de frutose
1 colher (sopa) de germe de trigo
1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada moída

Preparo
Bata no liquidificador e sirva.

Rendimento
1 copo

Creme de mamão

Ingredientes
1 mamão cortado em cubos
Suco de ½ limão
Raspa de ½ limão
3 colheres (sopa) de ricota fresca passada na peneira
1 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
2 colheres (sopa) de açúcar

Preparo
Misture todos os ingredientes e pingue gotinhas de limão por cima.

Rendimento
4 porções

Fonte: Elaine de Pádua, nutricionista do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo

Creme de papaia light

Ingredientes
2 mamões papaia
4 bolas de sorvete de creme diet
Falso Licor de Cassis
½ xícara (chá) de geleia de amora diet
½ xícara (chá) de vinho tinto
1 colher (chá) de amido de milho

Preparo
Falso licor de cassis: bata os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo até ferver. Deixe esfriar.
Creme de papaia: bata os mamões com o sorvete no liquidificador e coloque em 4 taças. Regue com um pouco de falso licor e sirva.

Rendimento
1 copo

Dica: sirva na hora, para evitar que o doce fique amargo.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Maçã e seus benefícios para a saúde



benefícios da maçã para a saúde

A maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo. Devido a sua facilidade de cultivo e não possuindo sazonalidade, ou seja, sendo colhida durante todo o ano, pode ser usada de forma ampla na culinária. Conheça as propriedades nutricionais da maçã.

A composição nutricional da maçã merece destaque, principalmente pelo seu alto valor de vitaminas do complexo B, vitamina C e E, além do mineral potássio. Além disso, sua composição de fibras, principalmente da pectina, fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de fibras.

O consumo regular da pectina, tem se mostrado eficaz no controle da glicemia, auxiliando os portadores de diabetes a manter a boa saúde. O consumo aproximado de 2 maçãs pequenas ao dia, fornece a dose de pectina necessária. A pectina auxilia também na redução do mau colesterol, pois forma uma barreira de fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.

Há quem diga que a maçã costuma “abrir” o apetite, mas na realidade o que os estudos demonstram é um efeito importante na saciedade. As fibras presentes na casca são do tipo insolúvel, ou seja, não são digeridas e desta forma ficam presentes por mais tempo no estômago, induzindo a sensação de saciedade.
As maças exercem uma função benéfica e protetora para toda a mucosa do trato digestório, pois além das fibras possui agentes cicatrizantes, portanto indicada para os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal.

As vitaminas do complexo B colaboram com a saúde do sistema nervoso, no crescimento infantil, na saúde da pele. É uma excelente fonte de nutrientes para o cérebro, pois é rica em vitamina C e ácido fosfórico. É ainda uma poderosa arma desintoxicante e antioxidante, pois é fonte de ácido málico, essencial para o processo de detoxificação hepática e para a neutralização dos radicais livres.

Os Taninos e os Flavonóides, fitonutrientes presentes na maçã, possuem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, adstringente e principalmente antiinflamatória.
Inclua a maçã na sua alimentação diária e desfrute de toda a saúde que ela oferece!

ORIGEM: Fruto da macieira da família “rosaceae” do gênero “malus” no Brasil existem inúmeras variedades as mais populares são: fugi e a gala, trata-se de uma das frutas mais antigas cultivada há milênios, destaca-se como um alimento de primeira linha, apresenta frutas resistentes que, quando refrigeradas podem durar longo tempo sem estragar, muitas vezes colhidas numa estação e consumidas em outra, a exemplo do que ocorre na Ásia, Europa e Estados Unidos as quais são colhidas no outono para serem consumidas no inverno

VALOR NUTRICIONAL da Maçã



COMPOSIÇÃO  
VALOR NUTRICIONAL P/ 100G

Valor Nutritivo de 100 gramas de
Maçã
 Macro Componentes
  Água
g
83,93      
  Energia
kcal
59      
  Energia
kj
247      
  Proteína
g
0,19      
  Lipídeos (total)
g
0,36      
  Carboidratos por diferença
g
15,25      
  Fibra dietética (total)
g
2,7      
  Cinzas
g
0,26      
 Minerais
  Cálcio, Ca
mg
7      
  Ferro, Fe
mg
0,18      
  Magnésio, Mg
mg
5      
  Fósforo, P
mg
7      
  Potássio, K
mg
115      
  Sódio, Na
mg
0      
  Zinco, Zn
mg
0,04      
  Cobre, Cu
mg
0,04      
  Manganês, Mn
mg
0,04      
  Selênio, Se
mcg
0,3      
 Vitaminas
  Vitamina C, Ácido Ascórbico 
mg
5,7      
  Tiamina (B-1)
mg
0,01      
  Riboflavina (B-2)
mg
0,01      
  Niacina
mg
0,07      
  Ácido Pantotênico (B-5)
mg
0,06      
  Vitamina B-6
mg
0,04      
  Folato (B-9)
mcg
2,8      
  Vitamina (B-12)
mcg
0      
  Vitamina A, IU
IU
53      
  Vitamina A, RE
mcg_RE
5      
  Vitamina E
mg_ATE
0,32      
USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 13 (November 1999)


USO MEDICINAL DA MAÇÃ: Excelente para o sistema digestivo e imunológico, elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico, reduz o colesterol, previne o câncer digestivo, evita alergias, é ótima para dissolver cálculos dos rins e da vesícula, desinfetante

Atua também no combate a doenças crônicas de pele, na sífilis, auxilia na obesidade promovendo a saciedade, depurador sanguíneo, distúrbios intestinais, colite, tônico cardíaco previne o infarto do miocárdio, infecções da garganta, fortalece o cérebro, ossos, facilita o funcionamento do fígado indicado ainda na tuberculose, bronquite e asma. 

Purifica o organismo como um todo, desinfeta e cura sem prejudicar. Como pudemos constatar a maçã é uma fruta de primeira grandeza, que não pode faltar na alimentação de nenhuma pessoa que queira viver de forma saudável.


Uma fruta muito suculenta, gostosa, saudável e de baixa caloria é a maçã.   
Existem algumas variações deliciosas, entre as mais conhecidas a maçã verde, maçã argentina e maçã Fuji. 
Essa fruta super gostosa traz muitos benefícios para nossa saúde. Essa fruta é rica em vitaminas B, C, E comer a fruta com casca a torna mais saudável.
Tem uma fibra chamada pectina importantíssima para baixar o mau colesterol. Podemos consumi-la de formas variadas em sucos, chás, tortas, em saladas. Mas na sua forma natural trará muito mais saúde.  Algumas pesquisas sobre os benefícios da maçã ressaltam que para permanecer jovem por mais tempo deve-se comer uma maçã por dia, pelo menos.
A maçã é considerada pelos especialistas como uma fruta que auxilia na prevenção do câncer de cólon e de mama. 

Sem falar do ferro que também auxilia na formação do sangue e nos processos digestórios também. Essa fruta é tão completa que ainda sacia a fome mesmo com baixa caloria, o que é ótimo para as pessoas que fazem dieta, que poderão comê-la sem culpa. Comer maçã diariamente só trará benefícios para nossa saúde. Como você pode ver os benefícios da maçã são muitos. Então que tal uma maçã agora mesmo?

Conheça os benefícios da maça em sua vida.


Os antioxidantes que existem nesse fruto abençoado protegem nosso pulmão, pois auxilia em problemas respiratórios. Deixa a pele mais saudável e bonita. Os cantores ou pessoas que trabalham usando muito a voz devem comer sempre essa fruta, pois ela tem propriedades adstringentes que são excelentes para as cordas vocais. Ótima para as gestantes porque contém fósforo que vão auxiliar no desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê, e das crianças em fase de crescimento também.


DICAS DE USO DA MAÇÃ  

1) Coma uma maçã por dia, deve ser escolhida as de cascas brilhantes e mais vermelhas, sem machucaduras.

2) Antes do uso deixe-as no hipoclorito de sódio por dez minutos, para eliminar resíduos de agrotóxicos, após lave-as uma a uma detalhadamente em água corrente, seque-as bem em um pano limpo em seguida está pronta para uso, se guardar na geladeira sua durabilidade se estende por até 30 dias se as frutas estiverem bem firmes, sem perder suas propriedades.

3) Se não tiver gastrite ou úlceras, coma a maçã com as cascas e sementes para aproveitar os sais minerais, vitaminas e princípios ativos existente.

4) Pode ser saboreada também como sucos, tortas, rocamboles e bolos de preferência naturais, evitando–se o uso do açúcar branco e da farinha branca.

5) Evite os sucos industrializados, por conter conservantes químicos, use o suco natural o mais concentrado possível.

6) Para eliminar a tosse, rouquidão, afonia use 200 g de mel de abelhas corte três maçãs em partes leve ao fogo por 10 minutos até formar calda. Após esfriar consumir comendo os pedaços da fruta com a calda. No caso da afonia consumir a calda ainda morna. Pode ser usada também para prevenir as crises de asma, e no tratamento da broncopneumonia.

7) Para a cura da faringite fazer refeições exclusivas com maçã três vezes por semana. .

8) Usar o suco de maçã para a cura da frieira lavando as partes afetadas com o suco da fruta diluído em água.

9) Assim como a faringite a maçã cura também as infecções de garganta fazendo gargarejos quente várias vezes ao dia adicionando-se mel.

10) Para assegurar um sono tranqüilo e relaxante tome chá de casca de maça com o mel trinta minutos antes de dormir.
 
11) Se você atender as recomendações do item 1de nossas dicas, certamente estará protegido contra uma infinidade de doenças, portanto faça da maçã seu alimento diário e com certeza contribuirá muitíssimo para a preservação de sua saúde proporcionando-lhe longevidade de vida. 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Beterraba e seus benefícios para a saúde

A Beterraba e seus benefícios para a saúde



A beterraba (Beta vulgaris) é uma planta pertencente à família Amaranthaceae, antes era classificada na família Chenopodiaceae. A raiz da beterraba é muito consumida em todo o mundo, usada cozida ou crua é um dos vegetais mais apreciados na culinária, seu sabor adocicado e com gosto de terra atrai ao paladar. Embora seja utilizada como alimento também é eficiente quando usada medicinalmente, seja na cura de doenças ou como preventivo.
As raízes avermelhadas contêm poderosos compostos que ajudam a proteger contra doenças cardíacas, defeitos de nascimento e certos tipos de câncer, especialmente câncer de cólon.
O pigmento que dá a beterraba sua cor roxo-avermelhado é a betacianina também é um poderoso agente de combate ao câncer. A sua eficácia contra câncer de cólon, em particular, tem sido demonstrado em vários estudos. Este pigmento é absorvido pelo glóbulos e pode aumentar a capacidade de transporte de oxigénio do sangue em até 400 por cento. 
Em um estudo com animais a fibra da beterraba aumentou a atividade de duas enzimas antioxidantes no fígado, glutationa peroxidase e glutationa-S-transferase. O fígado é o principal órgão de desintoxicação do organismo, onde substâncias tóxicas são quebradas e eliminadas, um processo que gera uma grande quantidade de radicais livres. Glutationa peroxidase e glutationa-S-transferase são os guarda-costas para as células do fígado e vias biliares, protegendo-os do ataque de radicais livres.
Ainda nesta pesquisa, não só fez aumentar a atividade de proteção antioxidante no fígado, mas também sobre os níveis de colesterol total que caíram 30%, seus triglicerídeos caíram 40% (triglicerídeos elevados, a forma pela qual as gorduras são transportadas no sangue, são um importante fator de risco para doenças cardiovasculares), e o nível de HDL (colesterol benéfico) aumentou significativamente.
Em outros estudos em animais, os cientistas observaram um aumento no número de células CD8 cólon, que são células do sistema imunológico responsável por detectar e eliminar células anormais. 
Em pacientes com câncer de estômago, quando os cientistas compararam os efeitos de frutos e sumos de vegetais para a formação de nitrosaminas, compostos cancerígenos produzidos no estômago a partir de produtos químicos chamados nitratos, foi descoberto que o suco de beterraba é um potente inibidor das mutações celulares causados por estes compostos. Os nitratos são normalmente utilizados como conservantes químicos em carnes processadas.
As pessoas cujas dietas são concentradas em betaína (encontrada naturalmente em vegetais como a beterraba e espinafre), têm níveis de marcadores inflamatórios, pelo menos, 20% menor do que indivíduos com menor consumo médio American Journal of Clinical Nutrition (P Detopoulou, Panagiotakos DB, et al.).
As beterrabas são especialmente ricas em folato, vitamina B, que é essencial para o crescimento do tecido normal. Comer alimentos ricos em folato é especialmente importante durante a gravidez, pois sem ácido fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente, uma condição chamada de defeitos do tubo neural. A necessidade diária de ácido fólico é de 400 microgramas. Um copo de beterraba cozida cortada contém 136 microgramas de folato.
As folhas verdes podem ser cozidas e também são ricas em betacaroteno, ácido fólico, clorofila, potássio, vitamina C e ferro.

Valor nutritivo a cada 100g.
  • Vitamina A: 20 IU
  • Tiamina: .02 mg
  • Riboflavina: .05 mg
  • Niacina: .4 mg
  • Vitamina C: 10 mg.
  • Cálcio: 27 mg.
  • Ferro: 1,0 mg.
  • Fósforo: 43 mg.
  • Carboidratos: 9,6 gm.
  • Proteína: 1,6 gm.
  • Calorias: 42
A raiz de beterraba é um tratamento tradicionalmente utilizado para combater a leucemia. A terapia com beterraba, com consumo de aproximadamente dois quilos de purê de beterraba por dia, tem sido relatada favoravelmente para os casos de leucemia e tumores (incluindo câncer).
Pesquisas também mostram que o suco de beterraba pode ajudar a inibir o desenvolvimento de câncer de cólon e do estômago. Acredita-se que a beterraba vermelha quando comida regularmente pode ajudar contra o estresse oxidativo causados por certos transtornos.
A fibra de beterraba vermelha ajuda a reduzir o colesterol sérico em 30 a 40%, também pode ajudar a normalizar a pressão arterial. Beterraba ajuda a manter a elasticidade das artérias, quando consumido regularmente pode ajudar a prevenir varizes.
O teor de ferro da beterraba vermelha, embora não seja alto, é da melhor qualidade que o torna um poderoso limpador e construtor do sangue. Esta é a razão pela qual a beterraba é muito eficaz no tratamento de muitas doenças causadas por tóxicos e poluição.
O suco de beterraba é altamente alcalino que o torna eficaz no tratamento da acidose. Beber regularmente o suco pode ajudar a aliviar a constipação. 
Suco de beterraba e suco de cenoura, quando combinado é excelente na cura de gota, problemas nos rins e na vesícula biliar, também pode ajudar nos seguintes problemas, dores de cabeça, dores de dente, disenteria, lumbago, problemas de pele, problemas menstruais, etc.
O suco de beterraba é muito forte, não tome muito se seu corpo ainda não está acostumado, aconselha-se aumentar a quantidade de ½ raiz de beterraba de tamanho médio para 1 a cada semana. O suco é tão forte que você pode sentir tonturas durante a limpeza, este desconforto é normal, pois as toxinas estão sendo eliminadas. É aconselhável beber bastante água para ajudar na eliminação de toxinas. Quando você começar a comer beterraba regularmente, você verá uma cor vermelha na urina ou fezes, não há nada para se preocupar pois esta é apenas a cor da beterraba. Quando a beterraba é cozida parte de seu conteúdo de nutrientes é destruído, você pode consumi-la como suco ou crua.

A Beterraba combate o cancro


O pigmento que dá a beterraba as suas ricas cores, roxo e vermelho betacianina também é um poderoso agente de combate ao cancro. As Beterrabas têm eficácia contra cancro de cólon, em particular, tem sido demonstrado em vários estudos.

A Beterraba é rica em fibra

A beterraba é muito baixa em calorias (41 contêm apenas 100g) e gordura, mas é muito rica em fibras alimentares, vitaminas e minerais.

A Beterraba é rica em vitamina C

A beterraba contém quantidades significativas de vitamina C, um poderoso antioxidante natural o que ajuda a limpar corpo dos radicais livres, um dos motivos para o desenvolvimento de cânceres.

A Beterraba protege o coração

A beterraba pode ajudar na forma pela qual as gorduras são transportadas no sangue, e são um importante factor de risco para doenças cardiovasculares, e seu HDL (colesterol benéfico) o nível aumentou significativamente.

A Beterraba ajuda a combater a inflamação

As pessoas cujas dietas têm uma maior dose de consumo de colina (encontrada na gema de ovo e soja), e seu metabólito betaína (encontrada naturalmente em vegetais como a beterraba e espinafre), têm níveis mais baixos de inflamações, pelo menos, 20% menor do que indivíduos com um menor consumo médio.
Os marcadores de inflamação crônica tem sido associada a uma ampla gama de condições incluindo doenças cardíacas, osteoporose, declínio cognitivo e doença de Alzheimer e diabetes tipo-2.
A ingestão diária recomendada de colina foram estabelecidos em 1998 a 550 miligramas por dia para homens e 425 miligramas por dia para as mulheres. No IDI foi definido para betaína, que, uma vez que é um metabólito da colina, não é considerado um nutriente essencial.

A Beterraba protege contra defeitos congénitos

Beterrabas são especialmente ricos em folato vitamina B, que é essencial para o crescimento do tecido normal. Comer alimentos ricos em folato é especialmente importante durante a gravidez, desde que sem ácido fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente, uma condição chamada de defeitos do tubo neural. A necessidade diária de ácido fólico é de 400 microgramas. Apenas um copo de cozido, beterraba cortada contém 136 microgramas de folato.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE O CORAÇÃO

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE O CORAÇÃO




1 - Quando e quem deve fazer um check-up?

De maneira geral, homens acima dos 35 anos e mulheres acima dos 40 anos devem fazer um exame inicial que engloba:
  • Consulta
  • Eletrocardiograma de repouso
  • Dosagens de glicose e colesterol
Devem fazer um check-up mais cedo as pessoas que têm os seguintes fatores de risco para doenças do coração:
  • Fumo
  • Diabetes
  • Pressão alta
  • Herança genética (pais ou irmãos com doença do coração ou circulação)
  • Sedentarismo
  • Colesterol alto
Nesses casos, os exames devem começar mais cedo e ter um acompanhamento mais freqüente.
 



2 - O que é colesterol?

O colesterol é uma substância fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Seu nível ideal no sangue é abaixo de 200mg/l. O colesterol no sangue é a soma de dois componentes:

HDL - Fração Protetora (“colesterol bom”) que quanto mais alta, melhor. Sua presença diminui com o tabagismo e o sedentarismo. Aumenta com a prática de exercícios, ingestão de peixe e doses pequenas de vinho.

LDL - Fração Aterogênica (“colesterol ruim”) que penetra na parede dos vasos e que, após alguns anos, provoca o entupimento das artérias. Este entupimento prejudica a circulação e afeta severamente o funcionamento de orgãos como o cérebro, coração e rins.
 



3 - O que aumenta o colesterol?

Existem fatores genéticos que explicam a hereditariedade da doença cardíaca. Além da genética, também uma dieta rica em produtos de origem animal, como ovos, carnes vermelhas, nata, manteiga, queijos amarelos, frituras e doces gordurosos influencia seu aumento.  O controle dos hábitos alimentares é fundamental para o controle adequado nos níveis de colesterol.
 



4 - O que eu posso comer ou devo evitar?

Deve-se evitar, em princípio, qualquer tipo de gordura animal, e também verificar a forma de preparo das refeições. É fundamental reduzir o consumo das carnes vermelhas, abolir a gema de ovo e aumentar carnes brancas e peixes. Deve-se abolir as frituras, preparando os alimentos assados ao forno, cozidos, ou grelhados. Os óleos recomendados são os vegetais, em especial o de milho, de girassol ou de canola e o de oliva. Recomenda-se aumentar a ingestão de fibras como aveia e granola e praticar exercícios físicos com freqüência.
 



5 - Qual o melhor horário para fazer exercícios?
Mais importante que o horário é praticar com regularidade. O horário ideal é aquele que melhor se adapta ao seu estilo. Tanto faz fazer pela manhã, tarde ou noite. Apenas deve-se evitar o frio ou calor excessivo. Use roupas leves, faça aquecimento, alongamento muscular e comece progressivamente. A qualquer sintoma anormal, como cansaço, dor ou palpitação, pare imediatamente. Neste caso, procure a orientação do seu cardiologista.




6 - É necessário fazer um exame antes de praticar exercício ou algum esporte?
As pessoas que não praticam esporte regularmente devem fazer uma consulta médica para conferência da pressão arterial, freqüência cardíaca de repouso e afastar a possibililidade de existência de doença cardíaca. A intensidade do exercício pode ser prevista através de um teste ergométrico em esteira ou bicicleta, com medição dos níveis adequados de exercício físico. As caminhadas podem ser feitas por qualquer pessoa, verificando-se antes a integridade das articulações e da coluna.




7 - O que é hipertensão (pressão alta)? Qual sua causa, e como prevenir?

A pressão alta é caracterizada por níveis acima da média populacional (145 x 95 mmHg). Cerca de 20% da população tem pressão alta e em 98% dos casos não se sabe sua causa (hipertensão primária ou essencial).  Quando consegue-se diagnosticar a causa (hipertensão secundária), a pressão alta pode ser curada . Existem alguns fatores de predisposição à pressão alta:

* Herança familiar - casos de pressão alta na família, antecedente de derrames - Pessoas de cor negra - Diabetes - Obesos - Uso de determinados medicamentos como cortisona e antiinflamatórios.

A prevenção mais adequada é a medição freqüente da pressão arterial, em condições e com aparelhos adequados. O tratamento envolve as seguintes etapas:
  • Medicamento
  • Dieta
  • Exercícios



8 - O que é coração dilatado?

O coração dilatado é o aumento do tamanho do coração, secundário a uma série de doenças, tais como:
  • Pressão alta de longa evolução
  • Infartos (obstrução das coronárias)
  • Processos inflamatórios do músculo cardíaco (miocardites)
  • Doença nas válvulas cardíacas
O coração também pode estar aumentado em atletas de alto desempenho (maratonistas, ciclistas, por exemplo) sem ter o significado da doença. No caso de doença, a conseqüência é a redução da capacidade cardíaca, determinando uma limitação física à pessoa, sendo necessário um acompanhamento médico freqüente.



9 - As mulheres têm menos risco para doenças no coração?

Quando chega o período da menopausa, onde uma série de alterações passam a ocorrer no corpo da mulher, que exigem atenção para o risco de doença cardíaca. A falta de hormônio irá determinar alterações no colesterol, no psiquismo (insônia, depressão), na esfera sexual (perda no apetite sexual) e perda de cálcio nos ossos, com tendência a osteoporose. Hoje, portanto, a mulher deve fazer a mesma avaliação que os homens, e, recomendamos também check-ups preventivos freqüentes.






10 - O que é, e para que serve a reabilitação cardíaca?

A reabilitação cardíaca é realizada em pessoas que tiveram alguma doença do coração como infarto, ou foram submetidas à cirurgia de ponte safena ou angioplastia, ou mesmo pessoas que tenham doenças como pressão alta ou coração dilatado. É uma forma de realizar exercício orientado por médicos cardiologistas e fisiologistas treinados para tal atendimento. O exercício é individualizado dentro da capacidade e não de uma forma impessoal ou aleatória.
O Hospital do Coração oferece atendimento e reabilitação Cardiovascular com especialistas em medicina do exercício. Este tipo de atendimento inicia a atividade física em sedentários e a reabilitação para cardiopatas, com parâmetros que devem ser obedecidos (medida de pressão ou frequência cardíaca). O exercício físico continuado e orientado é fator fundamental para a prevenção.